ESPORTES RADICAIS
A LIGA DE ESPORTES RADICAIS indica as empresas e pessoas como sendo as melhores escolas nos determinados esportes. O nosso critério foi tempo que atua no segmento; número de praticantes e participantes dentro do segmento; qualidade dos equipamentos utilizados e número de acidentes graves e/ou fatais. O Presidente da LIGA DE ESPORTES RADICAIS Flávio Jordão teve a oportunidade de conhecer cada uma das empresas indicadas, mas a LIGA DE ESPORTES RADICAIS não se responsabiliza pelos riscos e serviços prestados das empresas indicadas. A LIGA DE ESPORTES RADICAIS também declara que não tem nenhuma participação econômica, ou seja, de comissões sobre as empresas indicadas.

Base Jump
BASE Jump é uma modalidade na qual o base-jumper salta de prédios, antenas, pontes e montanhas. Para esse tipo de atividade, o base-jumper faz o uso de um pára-quedas apropriado para aberturas a baixas altitudes. A sigla B.A.S.E. quer dizer "Building Antenna, Spam & Earth", ou em português, "Prédio, Antena, Ponte e Terra".

Bungy jump
Bungy jump é um esporte radical praticado por muitos aventureiros corajosos, que consiste em saltar para o vázio amarrado aos tornozelos a uma corda elástica. Desenvolvido na Nova Zelandia hoje em dia e possivel praticar em todo o Globo..

CANYONING
Uma espécie de alpinismo praticado em cachoeiras. Esta pode ser uma explicação simples do que é o Canyoning, atividade que envolve a exploração ou descida do ambiente dos cânions, rios em garganta ou desfiladeiros. A grande atração do canionismo tem sido a prática do rapel em cachoeiras, que se denomina "cascading" e é amplamente praticado no Brasil. O conceito e premissas do canionismo é o de ser uma atividade de baixo impacto no convívio com o ambiente natural.

PARAQUEDISMO
O pára-quedismo (paraquedismo) é praticado por esportistas (paraquedistas) que saltam de diversos tipos de aronaves, fazendo uso de um pára-quedas (invólucro contendo uma vela dobrada desenhada a desdobrar-se aumentando sua superfície de contato com o ar) para diminuir sua velocidade de queda e para pouso do atleta, sendo possível realizar saltos de grandes altitudes sem sofrer danos corporais.

WAKEBOARD
O wakeboard é um esporte aquático praticado com uma prancha tipo snowboard, puxado por uma lancha ou sistema de cabo. Foi inventado nos Estados Unidos e inicialmente praticava-se com uma prancha de surf com fixações. Surgiu como uma alternativa para os surfistas nos dias de pouca onda. Foi assim que surgiu a idéia do wakeboard, mais precisamente no ano de 1979, quando o norte-americano Tony Finn, inventou o "skurfing", o embrião do esporte. Essa prática logo se tornou popular no mundo todo, inclusive no Brasil. É possivel praticar wake board com winches (guinchos) e cabos (cable).

SKATE
O skate é um esporte que foi inventado na Califórnia que consiste em deslizar sobre o solo e obstáculos equilibrando-se numa prancha, chamada shape, dotada de quatro pequenas rodas e dois eixos chamados de "trucks". Com o skate executam-se manobras, com baixos a altos graus de dificuldade. No Brasil, o praticante de skate recebe o nome de skatista. O skate é considerado um esporte radical, dado seu aspecto criativo, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados.

ESCALADA
Escalada é uma técnica esportiva cujo fim é atingir o cume de uma parede rochosa, de um bloco ou de um muro de escalada. O terreno vai de alguns metros para o bloco ou o muro de escalada, até a centenas de metros para as paredes rochosas. Esta técnica também pode ser utilizada no alpinismo segundo as dificuldades encontradas no terreno Na origem, a escalada aparece como uma atividade derivada do montanhismo e utilizada como treino para corridas de alpinismo. A escalada como pratica esportiva aparece no século XIX em Dresden na Alemanha de Leste, e no ("Lake District") na Inglaterra.

RAFTING
O rafting é a prática de descida em corredeiras em equipe utilizando botes infláveis, equipamentos de segurança. Antes de começar qualquer descida de rafting comercial, um instrutor da atividade passa à todos os participantes detalhadas instruções de conduta relativas à segurança. Estas Instruções são lembradas pelos demais instrutores durante momentos estratégicos da descida, e seu cumprimento é fundamental para a segurança de todos. O rafting comercial proporciona a experiencia de descer o rio para pessoas de qualquer idade e em sua maioria pessoas que nunca tiveram uma experiência anterior, tornando o esporte acessível. Os primeiros relatos de rafting que se tem notícia são nos rios Colorado e Mississippi.
Níveis do Rafting
Nível I: Áreas com pedras muito pequenas; requere poucas manobras.
Nível II: Algumas águas agitadas, talvez algumas rochas; pode exigir manobras.
Nível III: Ondas pequenas, talvez uma pequena queda, mas sem perigo. Pode requerer habilidade de manobra significativa.
Nível IV: Ondas médias, presença de poucas pedras, com quedas consideráveis; manobras mais difíceis podem ser necessárias.
Nível V: Grandes ondas, possibilidade de grandes rochas, possibilidade de grandes quedas, há riscos e exige manobras precisas.
Nível VI: Corredeiras extremamente perigosas, pedras e ondas enormes. O impacto da água pode até causar estragos no equipamento. O nível VI é extremamente perigoso, pode machucar seriamente os praticantes ou até levá-los à morte. Completar esse percurso exige muita habilidade.

MOTOCROSS
O Motocross (frequentemente encurtado para (MX) ou MotoX) é uma modalidade desportiva de motovelocidade, praticada sobre motocicletas de estilo off-road, são várias as categorias do Motocross.
Competições
As Competições de motocross são geralmente realizadas em pistas fechadas com distâncias que podem chegar a 1,5 km, essas pistas incorporam características naturais do terreno com quantidades variadas de saltos, costelas (aequencia de lombadas e pequenos morros) e curvas. No Supercross a distância dos saltos é maior que as de pista de motocross. As corridas de motocross ocorrem tradicionalmente em terreno umido. As provas são divididas em varias categorias, onde grosseiramente podemos dizer que são amadores e profissionais, nas provas realizadas pelos profissionais as baterias podem durar ate 20 minutos, nas baterias amadoras 10 minutos. A sinalização em uma prova de motocross ocorre geralmente por placas ou bandeiras, cada cor de bandeira tem um significado: As corridas de motocross são ricas em imagens, o esforço dos pilotos em ultrapassar seus limites e de suas motos, em cada curva aumentando a velocidade e em cada salto adquirindo mais altura, faz desse esporte uma imã para quem assiste e não deseja perder uma imagem.
Freestyle
O Freestyle Motocross (FMX), um desporto relativamente novo, não é corrida e está concentrado apenas em executar manobras acrobáticas enquanto salta de moto de motocross. O vencedor é escolhido por um grupo dos juizes. Os pilotos são pontuados pelo estilo, nível de dificuldade da manobra, melhor uso do percurso e reação dos espectadores também. Uma manobra executada é o backflip (looping), que foi completamente executada em uma moto 250cc por Carey Hart usando uma rampa especialmente projetada. Logo após, Mike Metzger executou esta manobra usando uma rampa padrão de freestyle e recepção de areia. [2] Mais recentemente, Mike Metzger fez realmente um Backflip sobre o Caesar's Palace Fountains [3] . Alguns consideram o BodyVarial 360° a manobra mais difícil que está sendo executada neste tempo. Esta manobra, chamado também de Carolla, foi executada primeiramente por Chuck Carothers no XGAMES 2004. Antes disso, o Backflip 360°, ou Off-axis Backflip, foi considerada a manobra mais desafiadora. Um outro piloto que está levando o Freestyle a um novo nível é Travis Pastrana. Em 2005, ele executou o primeiro Duplo Backflip (Double backflip) do mundo. Nos XGAMES 2006, Travis executou o primeiro Duplo Backflip do Mundo (em público) - Com isso, ele ganhou medalha de ouro de melhor manobra. E no Brasil o piloto mais conhecido que executa o back-flip é o Gilmar Flores (joaninha 99), campeão

KART
Karting ou cartismo, também denominado kart ou carte, é uma variante de automobilismo sobre veículos simples, de quatro rodas, micro-monopostos dotados de motores de dois ou quatro tempos, refrigerados a água ou a ar. Têm chassis tubular e massa variando entre 70 e 150 quilos, dependendo do modelo. Existem campeonatos de modalidades profissionais no Brasil e em Portugal, mas muitas vezes são dirigidos por diversão, como um hobby, sem necessariamente ser profissional. Normalmente é reconhecido como a porta de entrada para outras formas de automobilismo, geralmente mais caros e mais complicados. São mundialmente conhecidos por “moldarem” pilotos de destaque em categorias internacionais, como Ayrton Senna, Emerson Fittipaldi e muitos outros. Os karts foram originalmente criados nos Estados Unidos da América nos anos 50 após a Segunda Guerra Mundial por pilotos de aviões interessados em inventar um desporto para os tempos de folga.
KART - Equipe Espanhol Formula Kart Nextel

PILOTAGEM
O automobilismo é um esporte fascinante, dinâmico e emocionante dividido em diversas modalidades. Este esporte foi inaugurado no final do século XIX através da corrida La Velocipède ocorrida na França e vencida pelo conde Jules Felix Philippe Albert de Dion. Neste mesmo país, no ano de 1894, foi organizada a primeira corrida oficial de automóveis que eram movidos a petróleo.
No começo do século XX, ocorreu a primeira Copa Mundial de automobilismo marcada por diversos acidentes.
Após o Grande Prêmio foi construído o primeiro autódromo do mundo, localizado na França. Em 1909 foi inaugurado o famoso autódromo de Indianápolis nos Estados Unidos.
Perto da 1ª Guerra Mundial, os motores dos carros de corrida eram à explosão, surgindo a cilindrada. Já terminada a guerra, no ano de 1918, os carros de corrida chegavam a 144 Kms por hora. Na década de 1930 os carros já atingiam a velocidade de 300 Kms por hora, demonstrando a grande evolução da indústria automobilística.
A Fórmula 1 foi criada no ano de 1950. Nesta mesma década o argentino Juan Manuel Fangio venceu o campeonato cinco vezes. A Fórmula 1 é o mais famoso campeonato mundial de automobilismo, dinâmico e luxuoso, tendo grandes representantes brasileiros como Émerson Fittipaldi e Ayrton Senna.
Como grandes categorias do automobilismo, pode-se citar: Fórmula 1, CART, IRL, Fórmula 3000, Fórmula 3, Fórmula Renault, Stock Car, Endurance, Brasileiro de Marcas, Fórmula Truck, Rali e Kart.

SNOWBOARD
O Snowboard ou Snowboarding é um esporte que, tal como o skate e o surfe, consiste em equilibrar-se sobre uma prancha, este porém se faz na superfície nevosa das encostas de montanhas - como o esqui. A prancha usada deve ser proporcional ao corpo do praticante, ela devendo ter o comprimento do chão até a altura do nariz. A prancha é lisa e não há rodas ou ferros na sua parte inferior. Usa-se prendedores aos pés e as pontas dianteiras e traseiras da prancha são ligeiramente curvadas para cima. Uma vez que a neve dificulta o impulso da prancha com a ajuda dos pés a única maneira de praticá-lo é descendo as encostas de montanhas. Há modalidades que incluem o uso de halfpipes compridas em declive (estruturas côncavas em formato de meio cilindro) e rampas artificiais para a realização de grandes saltos onde se pode fazer várias manobras antes de se alcançar o chão.
Começando
Primeiramente deve-se decidir o pé dianteiro que é colocado na prancha. Pessoas que põem o pé direito na frente são chamadas de goofies (patetas em inglês) e as que põem o esquerdo são chamadas de regulars (normais em inglês). As pessoas que praticam skate ou surfam, tendem a aprender mais rápido porque a técnica de jogar o peso pra frente e para trás desses esportes é a mesma. As duas coisas que sempre devem ser lembradas são: manter-se nas pontas dos pés ou nos calcanhares e não deixar a prancha ficar completamente encostada no chão. A razão é simples pois quando fica totalmente encostada no chão ela perde a estabilidade e a pessoa cai. Para frear deve-se pôr o peso do corpo nos calcanhares, procedimento que faz a prancha parar. Cuidado para não exagerar no peso pois senão a prancha desliza e a pessoa também cai. No início é bastante difícil acertar a quantidade de peso que se deve colocar, o que com a prática se arranja o jeito.
Geralmente na maiorias das estações de esqui e snowboard há quatro classificações para as pistas:
Verde (para aprendizagem)
Azul (para iniciantes)
Vermelho (para intermediários)
Preta (para experts)
O praticante deve escolher a pista de acordo com o grau de experiência e aptidão, lembrando que sempre se pode mudar o grau conforme se vai avançando no esporte. Escolher uma pista que exige um grau de habilidade muito acima do seu, ou desrespeitar os sinais da pista, podem gerar sérios acidentes.

SURF
O surfe ou surf (do inglês surf) é uma prática esportiva marítima, frequentemente considerada parte do grupo de atividades denominadas esportes radicais, dado o seu aspecto criativo, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados ao acompanhar o movimento de uma onda do mar sobre uma prancha, denominada prancha de surfe, à medida que esta onda se desloca em direção à praia.
Não se sabe exatamente em que momento se deu a origem do surfe, sabe-se porém que esta prática de deslizar sobre as ondas há muito tempo já era praticada pelos povos polinésios, eles que povoaram praticamente todas as ilhas do oceano pacífico, além do litoral pacífico das américas. Os primeiros relatos do surfe dizem que este foi introduzido no Havaí pelo rei polinésio. Outros relatos dão conta de que muito antes dos havaianos, antigos povos peruanos já se utilizavam de uma espécie de canoa, confeccionada de junco, para deslizar sobre as ondas. O primeiro relato concreto da existência do esporte foi feito pelo navegador James Cook, que descobriu o arquipélago do Havaí e viu os primeiros surfistas em ação.
Utilizavam-se inicialmente pranchas de madeira confeccionadas para deslizar nas ondas, as pranchas eram fabricadas pelos próprios usuários que acreditava-se que ao fábricar sua própria prancha se transmitia todas as energias positivas nela e ao praticar o "esporte" se libertava das energias negativas, porem os primeiros praticantes desse esporte acreditavam que sua pratica seria na verdade um culto ao espírito do mar em sua cultura original.
Na época, o navegador gostou do esporte por se tratar de uma forma de relaxamento, mas as igrejas protestantes desestimularam por mais de cem anos a prática de surfe.
O reconhecimento mundial veio com o campeão olímpico de natação e pai do surfe moderno, o havaiano Duke Paoa Kahanamoku. Ao vencer os jogos de 1912, em Estocolmo, o atleta disse ser um surfista e passou a ser o maior divulgador do esporte no mundo. Com isso o arquipélago e os esportes passaram a ser reconhecidos internacionalmente.
Na década de 1950 o esporte popularizou-se na costa oeste dos E.U.A., tornando-se uma mania entre os jovens, principalmente nas praias do estado da Califórnia. Durante as décadas de 70 e 80 o esporte espalhou-se por todo o mundo, dando início ao profissionalismo e campeonatos tendo dinheiro como prêmio.

TOWN IN
Tow-in surfing é uma técnica pioneira desenvolvida por Laird Hamilton, Buzzy Kerbox, Dave Kalama, entre outros, em meados dos anos 1990 onde um surfista é rebocado por um Jet-Ski. Este método tem uma vantagem demonstrada nas situações em que a onda é muito grande e se move muito rapidamente para o surfista apanhá-la apenas na remada. Com várias vantagens sobre o uso de Jet-Skis. O piloto, posicionado acima do surfista, é capaz de detectar grandes ondas de mais longe e levar o surfista, através de uma corda, até a onda desejada.
As atividades são Surf, Stand-up, Canoa Havaiana, Tow-in e Expedições pela Região.
11-78808838
12-38656909